09/06/2011

Projeto do curso de Administração da FESP traça perfil de artesãs da Feira do Largo da Ordem

Iniciativa inédita de aluna do curso de Administração registra dados de um mercado que representa 2,8% do PIB nacional
Por Kelson Henrique
A taxa de empreendedorismo feminino no Brasil supera a dos homens. Os números foram publicados pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e fazem parte de uma monografia inédita feita pela aluna Simone Fraiz do curso de Administração da Faculdade de Educação Superior do Paraná (FESP).
A pesquisa da administradora Simone Fraiz aponta que no Brasil o artesanato movimenta R$ 28 bilhões por ano o que corresponde a cerca de 2,8% do Produto Interno Bruto (PIB). “São cerca de 8,5 milhões de artesãos e a profissionalização do setor vem crescendo. No Paraná não é possível encontrar dados atuais sobre o número exato de pessoas que trabalham com artesanato, mas a pesquisa realizada pelo Sebrae em 2004 estima que existam mais de 25 mil artesãos”, aponta Simone. O Brasil registrou em 2010 a maior taxa de empreendedorismo entre os países que integram o G20 – grupo das maiores economias do mundo e dos países do BRIC, formado pelos países considerados emergentes.
O ponto central do estudo foi o mapeamento das mulheres empreendedoras que trabalham na Feira de artesanato do Largo da Ordem, no Centro de Curitiba. “O objetivo central foi identificar o perfil empreendedor destas mulheres artesãs considerando principalmente os motivos que levaram estas artistas a empreenderem seus negócios, identificando características em comum em seu perfil”, explica a administradora.
De acordo com Simone, o resultado do trabalho concluiu que os motivos principais que levam estas mulheres artesãs a criarem seu próprio negócio foi o desejo de realizar o que se quer com prazer. “Elas abriram o próprio negócio não pela necessidade, mas pela satisfação em realizar estas atividades. Empreenderam por oportunidade, confirmando os dados divulgados pela pesquisa realizada pela Global Entrepreunership Monitor (GEM). A GEM apontou que 53% das mulheres brasileiras empreendem por oportunidade.
O estudo concentra números importantes que envolvem as principais características das artesãs empreendedoras da Feira do Largo da Ordem. A proposta do estudo concentra as principais metas da FESP de excelência e consolidação de estudos avançados na área de educação registrando mais uma conquista para a instituição e para todo o Estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário