25/05/2011

Internacionalização é uma vertente de sucesso da Fesp


Instituição conta com dois cônsules honorários no corpo docente e se destaca com programas internacionais inovadores
O Programa de Internacionalização da Faculdade de Educação Superior do Paraná (FESP) tem sido uma importante ferramenta para empresas, negócios e carreiras ganharem o mundo. Um dos principais objetivos do Projeto, coordenado pelo professor e cônsul honorário da Finlândia, Carlos Eduardo Guimarães, é a integração com universidades de outros países no sentido de aproximação e ampliação de atividades culturais, artísticas, acadêmicas e comerciais.
Prova das articulações e seriedade acadêmica da instituição sãs as frequentes visitas de autoridades internacionais. Durante o mês de maio a FESP recebeu a visita do embaixador da Finlândia, Jarí Luoto. O diplomata foi oficialmente recebido pelos diretores da FESP.
Carlos Eduardo Guimarães, cônsul honorário da Finlândia, destaca a importância dos consulados honorários no Brasil, em especial no Paraná, por estabelecer parcerias e negócios importantes em áreas como engenharia florestal, design e educação.
A empresa finlandesa METSO, com unidade em Curitiba (PR), responsável pelos mercados de papel e celulose também recebeu a visita de Guimarães. Na ocasião o presidente da empresa, Celso Tacla, apontou que a parceria entre o Paraná e a Finlândia já garante expansões importantes na empresa, além da construção de uma nova sede na região metropolitana de Curitiba.
Constantino Comninos, cônsul honorário da Grécia, conta que o país se destaca com modernidade porém guarda tradições clássicas cujo pensamento é uma das vertentes da civilização ocidental. “A Grécia se mantém em 22º lugar no ranking de Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) com uma população de 11 milhões de habitantes. O turismo é uma de suas maiores fontes de renda hospedando 17 milhões de turistas por ano”. Comninos ressalta ainda a constante busca pela ampliação do intercâmbio de cultura de diferentes países.
Os cônsules são unanimes sobre a importância da internacionalização e a disseminação de diferentes culturas mundiais por meio da educação. Resultado desta visão é a Casa das Nações, criada pela FESP com parceria de sete Câmaras de Comércio. A proposta principal da Casa das Nações é proporcionar aos alunos, professores e á comunidade, integração cultural, gerando conhecimento e troca de experiências entre os países.

Nenhum comentário:

Postar um comentário