01/04/2010

FESP e CIEE firmam nova parceria


Entidades se unem, mais uma vez, para melhorar a formação e capacitação dos estudantes paranaenses


A partir de hoje (30) é oficial. O atendimento e a estrutura do Centro de Integração Empresa-Escola do Paraná (CIEE-PR) estão maiores e melhores para os alunos da Faculdade de Educação Superior do Paraná (FESP) e comunidade. Ontem (29), o presidente da FESP, professor Antonio Carlos Morozowski, e o presidente do CIEE-PR, professor Luiz Sunyé, assinaram um termo de cooperação que torna a parceria entre as entidades ainda mais estreita. Para tornar essa ampliação possível, na mesma solenidade o posto de atendimento do CIEE na FESP foi reinaugurado.
Além dos dois presidentes e demais convidados, participaram do evento os diretores da FESP, Carlos Eduardo Guimarães (financeiro), Marco Paludo (acadêmico) e Luiz Fernando Costa (administrativo); o presidente do conselho fiscal da faculdade, Nicolau Kosievicz; o coordenador do conselho empresarial, Carlos Guimarães; o vice-presidente do CIEE-PR, Arwed Kirchgassner; o presidente da Câmara de Comércio Brasil Portugal, no Paraná, José Brandão Coelho; o economista e jornalista Wilson Portes, na ocasião representando o vice-governador, Orlando Pessuti; e o superintendente do SESI, José Antonio Fares.
Na solenidade, o presidente da FESP comentou que o estreitamento da parceria com o CIEE e a ampliação do posto de atendimento na faculdade beneficia não apenas os alunos da instituição, mas toda a comunidade da região. “Agora, os estágios e o programa Menor Aprendiz podem ser melhor administrados e os estudantes, da FESP e da comunidade do entorno, podem ser melhor atendidos”, garante o professor Morozowski. Sobre a importância do estágio para a comunidade universitária, ele ainda afirma que “é fundamental para adquirir novos conhecimentos e fixar o que se aprende em sala de aula, na teoria”.
História
Como lembra o presidente do CIEE-PR, o centro está na FESP há dez anos. “Muito nos honra essa parceria contínua. É uma satisfação ter aqui um ponto de atendimento para facilitar o acesso dos alunos interessados às vagas disponíveis nas empresas para estágio”, afirma.
O professor Sunyé ainda completou que são mais de 130 alunos da FESP que fazem estágio por intermédio do CIEE e 15 turmas, mais de 600 alunos, que estão no programa Menor Aprendiz, com aulas aos sábados na instituição. “Pelo menos quinhentos, desses, estão já trabalhando. Essa parceria da FESP e CIEE beneficia os estudantes preocupados com o futuro e a carreira profissional. Procuramos, juntos, instruir, capacitar e formar nossos jovens. Estamos, com essa ampliação, investindo nos estudantes paranaenses”, completa.
Exemplo
Um exemplo de sucesso profissional e formação, que começou na graduação, é do gerente do CIEE-PR, na capital e no Norte do Estado, Wilson Luiz Sobânia. Ele se formou na FESP, em Economia, em 1975. No mesmo ano ele começou a trabalhar, saiu da faculdade já empregado. Desde então, não parou. Há dez anos ele atua no CIEE. “É um orgulho muito grande eu ter me formado aqui e hoje estar nessa parceria das duas entidades. Essa estrutura do CIEE na FESP, hoje ampliada, facilita porque dentro da própria instituição fica mais fácil para os estudantes buscarem as oportunidades de estágio e profissionalização”, diz Sobânia.
Autoridades
Na ocasião representando o vice-governador, Orlando Pessuti, Wilson Portes comentou que atualmente o mercado de trabalho exige, cada vez mais, mão-de-obra mais qualificada. “É isso que se está se fazendo aqui hoje, nessa reinauguração do posto do CIEE na FESP. O Governo aplaude essa iniciativa de melhor capacitação dos estudantes, em nível médio e superior”, afirma o economista.
Já o superintendente do SESI, que também tem unidade na FESP, José Antonio Fares afirmou ser esse um passo decisivo para a consolidação do processo de formação com a inserção de jovens no mercado de trabalho. “Aliando gestão de oportunidade e conhecimento a tendência é, certamente, o sucesso dessa parceria”, conclui Fares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário