01/04/2010

Clube Curitibano Comemora 128 de História


Fundado em 25 de setembro de 1881, o Clube Curitibano começou sua história sendo administrado por uma diretoria provisória presidida pelo Comendador Ildephonso Pereira Correia (o Barão do Serro Azul), industrial, comerciante de erva-mate e madeira, pioneiro no setor de transportes e negócios bancários, figura ilustre do Estado do Paraná.
Naquela época, os interessados em fazer parte do novo clube deveriam ser maiores de 18 anos e estar trabalhando, além de apresentar bom comportamento. A proposta do clube era promover toda espécie de passatempo útil, recreativo e instrutivo, com jogos lícitos, danças, leitura e conferências.
O Clube, nesses 128 de História, foi comandado por diversos presidentes, mas foi na gestão de Jofre Cabral e Silva que a Sede da Avenida Getúlio Vargas passou a ser de propriedade do Clube Curitibano. Esta foi batizada com o nome do primeiro presidente, Barrão do Serro Azul.
Atualmente, na Sede Barrão do Serro Azul, os associados desfrutam de um dos melhores clubes da América Latina, graças aos investimentos realizados, no cuidado com o melhor atendimento, nos grandes eventos culturais e sociais, na potencialidade da estrutura esportiva, com 34 modalidades de esporte, uma academia de ginástica modelo, entre tantas outras peculiaridades, que vão desde e o cuidado com o jardim até reformas que proporcionem sempre maior conforto ao associado. Além dessa sede, o Clube Curitibano, hoje, é composto por duas outras sedes.
Hoje
Ao assumir a responsabilidade de presidir o Clube, no final de 2007, Heitor Dantas Filho e sua Diretoria procuram cumprir os desafios assumidos na campanha eleitoral de incentivar a freqüência ao Clube, tornando-o cada vez melhor fazendo parte da vida dos associados. Além de dar continuidade a algumas ações iniciadas na gestão anterior, Heitor executou novas obras, reformas e melhorias diversas, de modo a adequar as instalações as exigências do quadro associativo, buscando promover mais conforto, disponibilizar novas opções de lazer e melhorar a qualidade dos serviços prestados pelo Clube.
Os dois primeiros anos da atual gestão foram marcados por melhorias e ampliações nas instalações do Clube e pela realização de intensas programações sociais, esportivas e culturais, que aumentaram a freqüência ao Clube.
Benefícios
O Curitibano conta hoje com 26 mil associados e dependentes. No dia 1º de dezembro, o clube ganhou o título de marca mais lembrada pelos curitibanos no prêmio Top of Mind. As premiações foram na edição de 2009, na categoria Clube Social e também entre as seis marcas mais lembradas nos últimos 15 anos em todo Paraná.
Em março de 2009, o Clube recebeu da Assembléia Legislativa do Paraná os Votos de Louvor e Congratulações, em homenagem aos seus 127 anos de fundação. A revista do Clube também foi homenageada. Em setembro de 2009, recebeu o Prêmio Paranaense Gráfica Oscar Schrappe Sobrinho, destinado às melhor publicações gráficas do Estado.
A atual gestão e o Ministério dos Esportes são parceiros em um projeto de desenvolvimento da natação de alto nível. Há dois outros projetos para o desenvolvimento do tênis.
O site do Clube Curitibano passou por uma reformulação total. A estrutura foi organizada em forma de portal, tendência adotada por empresas que geram grande volume de notícias e informações, como é o caso do Curitibano.
A atual gestão ainda investiu na realização de eventos sociais, que promoveram a freqüência dos sócios. Foram realizadas festas temáticas e shows com cantores de renome nacional e internacional. Julio Iglesias, Reginaldo Rossi, Fabio Júnior e etc. Os eventos culturais continuam – como o tradicional baile de aniversário.
Através da Diretoria da Mulher e de Ações Sociais o Clube promoveu diversas doações por meio de campanhas realizadas em 2008 e 2009. Brinquedos, roupas, calçados, alimentos foram arrecadados e distribuídos em diversas instituições do Paraná. O Salão Rosa sediou chás beneficentes do Sindiclubes (Sindicato dos Clubes do Paraná) Neles foram realizados bingos, cuja renda foi direcionada para entidades sociais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário