01/04/2010

Capital paranaense comemora 317 anos


História, cultura, arte, gastronomia e belas paisagens fazem de Curitiba um destino que vale a pena ver ou rever, sempre

Na próxima segunda (29), Curitiba completa 317 anos de história, chamando atenção ao ganhar espaço mundial nos cenários econômico, turístico e de lazer. Muita gente de outros estados brasileiros e até de outros países procuram a cidade porque esta oferece muita opção e qualidade – seja para viver, trabalhar, se divertir ou visitar. Com uma população estimada de mais de 1,8 milhão de habitantes, a cidade é referência internacional em planejamento urbano, inovação e sustentabilidade.
Como divulga o Instituto Municipal de Turismo – Curitiba Turismo (CTUR), muitos são os investimentos para que a capital paranaense receba cada vez mais visitantes. Com novos roteiros turísticos e novos atrativos, a cidade continua, como sempre, encantando. “Nosso objetivo é divulgar os novos roteiros e serviços turísticos de Curitiba ao trade brasileiro, os atrativos inaugurados em 2009, além de levar informações sobre os atrativos já consagrados”, diz a presidente do CTUR, Juliana Vosnika.
Uma das ações é a campanha “Novo em Curitiba, Vale a Pena Ver!”. A campanha foca oito atrações criadas ou revitalizadas desde 2005. São elas: os parques Cambuí e Lago Azul; o Jardim das Sensações, do Jardim Botânico; o Mercado de Orgânicos, anexo ao Mercado Municipal; o Paço da Liberdade, a Capela Santa Maria; a Praça Tiradentes; e a Linha Turismo.
Outras atividades de impulso ao turismo em Curitiba são a proposta de nova identidade visual para os Postos de Informações Turísticas (PIT’s) e as ações de capacitação para a Copa 2014 – cuja cidade é uma das sede - de valorização do artesanato local.
Curitiba
Em Curitiba, 25 atrativos turísticos podem ser visitados com a Linha Turismo. Com uma frota de cinco ônibus double-decker e cinco jardineiras (ônibus com janelas panorâmicas), o roteiro oferece ao usuário um passeio por espaços tradicionais, que não perdem seu charme, - são esses a Ópera de Arame, Torre Panorâmica, rua XV de Novembro, a Universidade Livre do Meio Ambiente e o Parque Tanguá – e pelos novos atrativos, como o Paço da Liberdade e os demais, citados acima. Em 2009, segundo dados da CTUR, 520.163 turistas realizaram o passeio com a Linha Turismo.
Tais novidades são garantidas pela revitalização de monumentos históricos e espaços culturais e as soluções urbanas inovadoras, que fazem de Curitiba destaque no cenário nacional do turismo.
Turismo especializado
Curitiba é atualmente uma das cidades mais promissoras do Brasil para a realização de eventos em diversos segmentos. Fácil de entender. Além do notório crescimento econômico dos últimos anos, conta com uma infra-estrutura urbana que merece destaque.
A rede hoteleira curitibana tem 150 hotéis credenciados, nacional e internacionalmente, o que soma 18 mil leitos. De acordo com a Infraero, a cidade recebe mais de 180 vôos diários. Além disso, oferece ampla programação cultural, teatros e museus de alto nível, belos parques e uma diversidade gastronômica com 350 restaurantes que fazem parte da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel-PR), o que certamente fomenta o turismo comercial e de lazer.
Há alguns anos, a cidade vem se estruturando de forma extremamente profissional. A logística para eventos conta com agências de viagem especializadas em receptivo de negócios; transporte – carros, vans e ônibus; locação de equipamento de sonorização, projeção e vídeo conferência; tradução simultânea – tanto equipamentos quanto tradutores; e ainda indústria gráfica para papelaria, banners e outdoors, empresas de brindes, pastas e bolsas, além das agências de recepcionistas.
Grande parte dessa estrutura se desenvolveu a partir dos centros de eventos, que optaram por Curitiba estimulados pela proximidade de São Paulo, por ter clima com temperaturas amenas o ano todo, e, principalmente, um trânsito mais fácil. A cidade é planejada de forma a poder cruzá-la em todas as direções em meia hora. Além disso, as rodovias paranaenses recebem manutenção permanente e várias já estão pedagiadas.
Para a presidente do CTUR, Juliana Vosnika, fatores como a qualidade de vida, a modernidade e a estrutura da cidade colaboram muito para a imagem de Curitiba. “A realização de eventos de médio e grande porte, na cidade, traz para a população local benefícios que se transformam em investimentos, em obras de infraestrutura, em prestação de serviços, mais opções de entretenimento e muito mais”, afirma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário