24/06/2010

Câmara de Internacionalização de Curitiba cresce após mais adesões


Após três dias de palestras em Curitiba, terminou o 1º INTERBUSINESS. O evento, realizado em parceria entre a Faculdade de Educação Superior do Paraná (FESP) e a universidade americana Florida Christian University (FCU), de Orlando, trouxe resultados positivos para a capital paranaense. Um dos principais temas foi a internacionalização de negócios e de carreiras. Em um café da manhã realizado na Associação Comercial do Paraná (ACP), em conjunto com o Conselho de Comércio Exterior (Concex), surgiu a ideia da criação da Câmara de Internacionalização de Curitiba.


O Centro Internacional de Negócio do Paraná (CIN), da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), também resolveu apoiar a ideia ao perceber a dimensão do convênio e da possibilidade de internacionalizar os negócios de Curitiba. Em um almoço no Restaurante Executivo da Fiep, na sexta-feira (18), com todos os palestrantes do INTERBUSINESS, mais empresários convidados e diretoria da FESP, o presidente da casa, Rodrigo Costa da Rocha Loures, confirmou a intenção de apoiar a criação da Câmara de Internacionalização de Curitiba.



Na sexta-feira (18), durante a abertura da segunda noite do Interbusiness, o presidente da FESP, Antonio Carlos Morozowski; o diretor financeiro da FESP e conselheiro do Concex, Carlos Eduardo Guimarães; o presidente da FCU, Anthony Portigliatti; o vice-presidente da ACP e coordenador do Concex, Sinval Zaidane Lobato Machado; o presidente da Fiep e CIN, Rodrigo Costa da Rocha Loures; e demais testemunhas, assinaram o termo de convênio que firma a criação da Câmara de Internacionalização de Curitiba.



Carlos Eduardo Guimarães foi escolhido o coordenador geral da Câmara e embaixador em Curitiba, e, consequentemente, no Brasil, por ter trabalhado na última década para aproximar o Paraná, a capital paranaense, e instituições ligadas ao termo de convênio, a cidades dos Estados Unidos, e pela realização do 1º INTERBUSINESS. Feito este, que resultou não apenas na criação da Câmara de Internacionalização, como em um grupo de teatro que terá integrantes de várias nações e se apresentará em abril de 2011, quando será realizado o 2º INTERBUSINESS.



O presidente da FCU, Anthony Portigliatti, será o coordenador geral e embaixador em Orlando, Flórida, assim como em todo o território americano, por ser um profundo conhecedor de negócios no Brasil e dominar a língua portuguesa. Além disso, ele tem bom relacionamento com todas as localidades dos Estados Unidos e com mais de 50 países, onde a FCU está presente. A coordenação geral dos Projetos Educacionais e de Desenvolvimento pessoal da Câmara de Internacionalização de Curitiba ficará a cargo do diretor superintendente do Sesi, José Antônio Fares, por sua experiência em recursos humanos e desenvolvimento de pessoas. Os demais coordenadores serão definidos nos próximos dias.



Objetivo


O principal objetivo da Câmara de Internacionalização de Curitiba é de promover a cooperação técnica, científica, o comércio internacional, e programas educacionais entre as instituições parceiras do projeto. “Com isso, tem-se a intenção de desenvolver atividades voltadas para o comércio, ensino, pesquisa e extensão, favorecendo o intercâmbio cultural comercial de profissionais e acadêmicos nas áreas de interesse comum”, diz Guimarães, ao enfatizar que haverá crescimento na produção de programas e projetos nas áreas afins.



O INTERBUSINESS teve palestrantes de renome internacional que falaram sobre internacionalização de carreira, gestão, inteligência emocional, cases de empresas norteamericanas, coaching, entre outros temas de interesse daqueles que querem crescer profissionalmente. No sábado, último dia do evento, foi lançado o Curso de Formação de Coaching Internacional, que será realizado entre os dias 25 de novembro e 2 de dezembro deste ano, na Florida Christian University, em Orlando. Mais uma parceria entre FESP, FCU e Magic Way. Quem se inscrever ainda este mês pode pagar em oito vezes sem juros. Os interessados devem ligar para o 3028-6521.



Nenhum comentário:

Postar um comentário