18/12/2009

Instituto de Turismo participa do lançamento do Aquarela 2020

A presidente do Instituto Municipal de Turismo de Curitiba, Juliana Vosnika, participou do lançamento do Plano Aquarela 2020, no Rio de Janeiro. O estudo, apresentado pelo Ministério do Turismo, define as estratégias de promoção internacional do Brasil para a próxima década, quando serão realizados a Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016.

Entre as metas estipuladas no Plano Aquarela está o aumento em 113% do turismo internacional no Brasil de 2010 a 2020 e de 304% na entrada de divisas com os gastos dos estrangeiros.

Para Juliana Vosnika, acompanhar o plano passa a ser uma estratégia necessária para Curitiba, uma vez que a cidade, além de reconhecida por suas soluções criativas em planejamento urbano, transporte coletivo e meio ambiente, possui serviços turísticos de qualidade para atendimento ao turista nacional e internacional.

"Curitiba foi apontada como a segunda capital mais bem preparada para receber turistas pelo estudo de competitividade entre 65 destinos indutores feito pela Fundação Getúlio Vargas. E a cidade é capaz de atrair visitantes não somente para sua região turística, mas também para todo o Estado do Paraná", disse Juliana.

Estiveram presentes no lançamento do Plano Aquarela 2020 o ministro do Turismo, Luiz Barretto, e a presidente da Embratur, Jeanine Pires, e o presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba, Cléver de Almeida.


Metas numéricas para o período:

- Aumentar em 113% o turismo internacional de 2010 a 2020 - chegando a 11,1 milhões de visitantes estrangeiros no final da próxima década.

- Aumentar em 304% a entrada de divisas com os gastos dos estrangeiros no Brasil de 2010 a 2020 - alcançando U$ 17,6 bilhões.

- Aumentar em 500 mil turistas no Brasil, no ano da Copa 2014; e em 15% em 2016, ano dos Jogos Olímpicos Rio 2016, em relação ao ano anterior.

- Manter um crescimento sustentado de, no mínimo, 1 ponto percentual acima do crescimento da América do Sul.

- Consolidar a liderança na América do Sul, com uma quota de 27% do número de turistas do continente.

Por Aline Kozak

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