21/05/2015

Identidade visual é decisiva para chegar ao comprador no mercado imobiliário

Com mais de 25 anos de carreira, o designer gráfico Wilson Isfer - diretor executivo do estúdio de criação que leva seu nome e de onde saíram alguns dos logotipos mais visualizados do mercado imobiliário - pode assegurar que a marca de um empreendimento e a qualidade do material de apresentação são essenciais para atingir o público específico. Esta constatação já é percebida por algumas empresas e resulta em ações de marketing cada vez mais elaboradas. Brindes tais como champagne e taças de primeiríssima linha e mimos ainda mais sofisticados e caros, como um carro importado na garagem, fazem parte das campanhas de vendas de algumas construtoras. Isfer assessora empresas de diversos segmentos ligados ao setor de imóveis e seu trabalho é identificar todos os aspectos do negócio e traduzir isso na imagem transmitida ao público. A assessoria ultrapassa o olhar do designer, pois é um trabalho estratégico, alinhado ao posicionamento de marketing. “Todas as plataformas de apresentação da empresa ou do empreendimento devem ser analisados. Do website ao uniforme do vendedor. A qualidade do padrão de acabamento do produto, por exemplo, tem de estar evidente nos materiais de apresentação”, comenta. Know- how Autor do livro “TIPO LOGO EXISTO”, lançado no ano passado, Isfer acredita que a comunicação visual cria identidade com o consumidor. “Quando a empresa tem uma comunicação assertiva, chega com mais facilidade o seu cliente. Isso significa menos tempo e menos investimento para alcançar resultados”, explica. Isfer tem trabalhos no Brasil, Portugal, Angola, Grécia, Austrália, Japão, Tailândia e Nova Zelândia. No Brasil, desenvolveu projetos nas áreas de construção civil (Koios Group, Curitibano Prime Center, Atenas Engenharia), alimentação (Sabores Caipira, Ferruzzi), do setor desportivo (Relógio Oficial da CBF), cultura (Estante Invisível de Parede MON, loja do Museu Oscar Niemeyer), educação (Posigraf). Na introdução de seu livro, uma coletânea de alguns projetos de logotipia realizados ao longo de carreira, ele reforça que a imagem transmitida numa marca tem o dever de transmitir a personalidade, a idoneidade e os valores da empresa ou do profissional. Cases Um bom exemplo da profundidade de sua criação é a identidade visual do Le Soleil. Um nítido círculo com um suave degradé amarelo da esquerda para a direita, em uma alusão ao pôr do sol, com o nome em seu centro: mais do que visualizar, o consumidor ‘sente’ o Le Soleil, construção da VCG Empreendimentos, em Curitiba. A imagem reflete a identidade do elegante condomínio residencial, onde se pode desfrutar de luxuosas e confortáveis instalações, com uma vista deslumbrante de uma das mais altas regiões da cidade e, como luxo maior, observar o sol se pôr no skyline das matas da região do Barigui. Outro bom exemplo desta comunicação visual é o logotipo da Mão Natureza, um evento de sensibilização ambiental ocorrido em Portugal em 2000. A imagem consiste de uma mão aberta, palma virada para cima, e na ponta de cada dedo há um círculo com um dos valores do cliente – reduzir, reciclar, reutilizar, reaproveitar, recuperar. A mentalidade do evento pode ser compreendida de imediato graças a síntese visual. Essencial O especialista em mercado imobiliário da Brain (Brasil Investimentos & Negócios), empresa de estudos e pesquisa do mercado desde 2010, Marcos Kahtalian, constata que os empreendimentos que têm uma comunicação visual alinhada com o posicionamento estratégico pretendido apresentam um melhor desempenho comercial. Isso porque os materiais de suporte de vendas chegam mais rapidamente ao público pretendido e com mais chances de sucesso. Kahtalian lembra que atualmente os produtos imobiliários estão cada vez mais segmentados para diversas faixas de consumidores. Com isso, a apresentação dos empreendimentos a potenciais investidores deve ser atraente e estar devidamente identificada com a proposta. O comprador final deve ser seduzido pelo sonho, pois um imóvel é, na verdade, uma expectativa de uma série de projetos, que podem ser de sucesso pessoal ou financeiro. Segundo o especialista, uma identidade visual adequada facilita todo o processo de consolidação de um investimento que envolve uma série de setores. “O empreendimento nasce de um sonho e o material gráfico o materializa, ajudando a criar o conceito do produto para alcançar outros sonhos”, finaliza. www.wilsonisfer.com

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