
28/05/2015
Arranjos Produtivos Locais de TI do Sudoeste apostam na modernização da gestão

27/05/2015
Jair Mendes expõe Novos Desenhos no Museu Guido Viaro

Litercultura traz Gianni Vattimo e Márcia Tiburi
O Litercultura festival literário de Curitiba realiza o segundo capítulo deste ano no próximo dia 8 de junho, às 19h30, na Capela Santa Maria. O encontro “Elogio do Frágil” traz a Curitiba os filósofos Gianni Vattimo e Márcia Tiburi.
A conversa vai tratar das diferentes perspectivas dos dois autores, abordando o sentido da filosofia no cotidiano, o lugar do pensamento na era do imediatismo midiático, o lugar da ética e da moral no relativismo pós-moderno, entre outros temas ligados a inserção da filosofia na vida diária.
O italiano Gianni Vattimo é associado ao pensamento pós-moderno e criador do chamado “pensamento fraco”, onde há aceitação para o peso do efêmero do humano. Sua obra é focada na discussão intelectual, com as publicações Acreditar em acreditar, Depois da Cristandade, O fim da Modernidade: niilismo e hermenêutica na cultura pós-moderna, e demais livros entre sua extensão produção.
Márcia Tiburi é doutora em filosofia pela UFRGS, autora de Filosofia em Comum – Para ler Junto (2008, Record), Seis Leituras sobre a Dialética do Conhecimento (2009, Unijuí) e demais livros e antologias desta área; e também aventurou-se pela literatura, com os romances Era meu esse Rosto (2012, Record) e a série Trilogia Íntima, e é colunista da revista Cult e participa do programa Saia Justa da GNT. Sua produção cria pontes entre a filosofia contemporânea e questões relacionadas a ética, biopolítica, ao corpo e ao feminismo.
Este segundo capítulo de 2015 é uma iniciativa conjunta do Litercultura e do Consulado Geral da Itália em Curitiba. Os ingressos são gratuitos e podem ser retirados a partir de 1 de junho, na bilheteria da Capela Santa Maria, com o limite de um par de ingressos por pessoa. O festival prossegue com extensa programação entre 28 e 30 de agosto, com a participação de diversos autores.
Serviço
Segundo capítulo Litercultura 2015
Elogio do Frágil – com Márcia Tiburi e Gianni Vattimo
Dia 8 de junho
19h30
Capela Santa Maria (Rua Conselheiro Laurindo, 273, Centro)
Entrada franca
Consultor de empresa curitibana ministra workshop a empresários do RJ

26/05/2015
Advogada fala sobre Teoria da Perda de uma Chance em congresso em SP

22/05/2015
Show gratuito da banda Leon & The Knopz nas Livrarias Curitiba do Shopping Estação

21/05/2015
Aumento de Pis/Cofins sobre importados fere tratados internacionais
Além da alta do dólar registrada no início do ano, os produtos importados ficaram mais caros no Brasil de janeiro para cá em função da elevação da carga tributária sobre produtos oriundos de outros países. A Medida Provisória 668/2015 aprovada pelo Governo Federal em 30 de janeiro e ontem (19 de maio) pela Câmara Federal elevou as alíquotas das contribuições de PIS/COFINS Importação. Todavia, a medida é passível de questionamento judicial, na opinião da advogada Marianne Mesquita Zankoski, que atua na área tributária do escritório Küster Machado Advogados Associados.
A intenção da medida, de acordo com o governo, teria sido reverter o prejuízo de R$ 33,8 bilhões causados aos cofres públicos entre 2006 e 2010, em decorrência do Recurso Extraordinário 559.937 julgado pelo Supremo Tribunal Federal, em novembro de 2014, que excluiu o ICMS e as contribuições no cálculo da Pis/Cofins Importação. Porém, ao elevar as alíquotas das contribuições de Pis/Cofins para os importados de 1,65% para 2,1% e de 7,6% para 9,65%, diferenciando o impacto fiscal sobre os produtos estrangeiros em relação aos nacionais, para os quais as alíquotas de 1,65% e 7,6% foram mantidas, o governo fere o princípio de não discriminação de tratamento fiscal, que proíbe negociação desigual entre países signatários de um mesmo tratado internacional, explica a advogada.
“Considerando que o Brasil é signatário de diversos tratados internacionais, entre eles o Gatt, o Mercosul e o Aladi, o cumprimento dessas normas é de suma importância para manter a reputação do país perante o mercado internacional”, explica Marianne. De acordo com ela, a MP668/2015 pode ser questionada juridicamente por empresas que realizam importações com nações que participam dos mencionados tratados internacionais.
Além de ferir este princípio, a advogada salienta que a MP 668/2015 também desrespeita a hierarquia entre normas. “No âmbito tributário existe uma peculiaridade, uma vez incorporado em nosso ordenamento jurídico, o tratado internacional adquire status de Lei Ordinária Federal e prevalece sobre a norma criada internamente”, ensina. Quando duas normas da mesma hierarquia - uma proveniente de tratado internacional e outra interna - divergem em certo ponto, prevalece a norma proveniente do tratado interacional, independentemente da questão temporal. Não existe revogação nesses casos, uma vez que se trata de observância à norma proveniente de tratado internacional, fundamentada nos artigos 96 e 98 do Código Tributário Nacional.
Para a advogada, a edição da MP é benéfica apenas aos cofres do governo. “Ela vai de encontro à legislação internacional recepcionada pelo nosso ordenamento, além de desrespeitar o disposto em lei, precisamente o artigo 98 do CTN, no qual se lê a determinação de que a lei posterior interna em matéria tributária não revoga a norma recepcionada por tratado internacional”, reforça. Na opinião dela, os importadores podem e devem discutir a igualdade de alíquotas de Pis/Cofins com os produtos nacionais.
Sobre o Küster Machado – Advogados Associados:
Fundado em 1989, o Küster Machado - Advogados Associados atua nas áreas cível, tributária, societária, empresarial, bancária, securitária, internacional, marítima, trabalhista e previdenciária. Com sede em Curitiba, Londrina, São Paulo, Florianópolis e Blumenau, tem uma equipe direcionada na entrega de soluções jurídicas e extrajurídicas com excelência. Tem representantes na Suécia e na Alemanha e participa de câmaras de comércio e organismos internacionais. Desde 2012 tem a certificação ISO 9001:2008.
www.kustermachado.adv.br
Identidade visual é decisiva para chegar ao comprador no mercado imobiliário

Primazia Consultores apresenta palestra para empresários da área
19/05/2015
Consultor ministra palestra sobre recursos para a inovação
Workshop discute ansiedade e caminhos para mudança deste padrão
O psiquiatra Gláucio Alves realiza, no próximo dia 23 de maio (sábado), das 9 horas às 12h30, em Curitiba, o workshop "A Essência da Mudança - Ansiedade". O trabalho sintetiza mais de 35 anos de estudos e consultório do médico sobre a mente e as emoções. Para ele, o século 20, conhecido como o século da ansiedade, foi sucedido por um novo momento em que as pessoas estão buscando maior autoconhecimento com o objetivo de compreender os processos de ansiedade gerados pelo estresse e pela depressão.
Segundo ele, dois fatores predominantes levam à ansiedade: o desejo e o medo. “Na verdade, eles são os dois lados da mesma moeda”, sintetiza.
Na medida em que se desejamos algo com muita intensidade, temos medo de não obtê-lo e, inversamente, se tememos algo, desejamos que isto não aconteça.
O médico explica ainda os sintomas causados pela ansiedade e pela angústia são frequentemente presenciados no dia a dia dos clínicos. “A primeira, mais evidente, acontece no nível mental e, a segunda, com reflexos físicos”.
Serão apresentadas, ainda, técnicas eficazes de combate à ansiedade.
O workshop, o segundo de uma série de quatro edições, apresenta ao público caminhos para lidar com a ansiedade e ferramentas para estruturar mudanças simples que colaborem para lidar com as dificuldades do dia a dia.
Gláucio Alves é doutor pela Universidade de Genebra, com tese sobre a redução do estresse, e tem formação em terapia familiar sistêmica, psicodrama, programação neurolinguística e terapia cognitivo-comportamental. O evento é realizado pela produtora cultural Ana Camargo; mais informações e inscrições podem ser obtidas pelo email bruna@anacamargo.com.br ou pelo telefone 41 3026 0241.
Serviço:
Workshop A Essência da Mudança
Local: Encontro da Amazônia (Rua Nilo Peçanha, 1097 – Bom Retiro)
Data: 23 de maio de 2015 (sábado)
Horário: das 9 horas às 12h30
Investimento: R$ 170,00
18/05/2015
Vimax no Inesquecível Casamento Week
E-commerce cresce 25% no Brasil mesmo com a crise
12/05/2015
Litercultura consolida presença no calendário cultural com o primeiro capítulo da terceira edição

06/05/2015
Litercultura 2015 abre com José Luis Peixoto

05/05/2015
Küster Machado em destaque
04/05/2015
Palestra com escritor português tem ingressos à disposição no Sesc da Esquina

Assinar:
Postagens (Atom)