19/07/2010

Integração, no Clube Curitibano


Ir e vir é um direito de todos, previsto na Constituição. No entanto, o que se sabe é que na prática essa lei nem sempre está garantida. Mesmo depois de muito avanço, no que diz respeito à acessibilidade, ainda existem lugares aos quais pessoas com algum tipo de deficiência não têm acesso. Esse é um problema que o Clube Curitibano se esforça para solucionar; e tem conseguido. De acordo com o diretor de Engenharia, Sérgio Gugelmin Motter, o quesito acessibilidade no Curitiba ainda não está 100%, mas o clube vem trabalhando com esse objetivo.
Para atender os sócios com deficiência que atualmente freqüentam as dependências do Curitibano, o clube já tem rampas adequadas, plataformas, banheiros adaptados, vagas especiais de garagem e vários outros cuidados para facilitar o acesso e a integração dos sócios com algum tipo de deficiência. As adequações não param por ai. O Clube Curitibano, através da Diretoria de Engenharia, está terminando mais uma importante obra desse projeto de acessibilidade, implantado no clube pela atual gestão. "Com o intuito de melhorar o acesso dos sócios cadeirantes e deficientes a todas as dependências do Curitibano construímos um elevador, que além de muito bonito é funcional", afirma o diretor.
Trata-se de um elevador panorâmico, com duas paredes de vidro de onde é possível enxergar os jardins internos da Sede Barão do Cerro Azul. Com o elevador em funcionamento, o acesso ao ginásio de esportes, à academia de ginástica, à sala de fisioterapia, ao salão de sinuca, à sala de artes marciais e a outras dependências do clube será mais fácil e rápido para todos os sócios, principalmente para os deficientes.
Segundo Motter, todas as três sedes do Clube Curitibano possuem projetos para melhorar a acessibilidade dos deficientes sócios e facilitar a vida dos freqüentadores. “Estamos com um projeto forte na área de acessibilidade, sabemos que o clube pode ser ainda melhor para todas as pessoas portadoras de deficiência ou mobilidade reduzida que freqüentam as nossas dependências, trabalhamos para conseguir isso”, afirma o diretor de engenharia do clube.
Para o Presidente da Associação dos Deficientes Físicos do Paraná, Mauro Nardini, as ações realizadas pelo clube são importantes, pois garantem o acesso e a autonomia dos deficientes como manda a lei. “O clube está cumprindo o decreto de lei 5926 que garante os direitos dos portadores de deficiências ou de mobilidade reduzida a poderem freqüentar qualquer lugar sem ter que ultrapassar obstáculos para isso, através das adequações o Clube Curitibano cumpre o que está determinado”, garante.

Box - Lazer e diversão devem ser disponíveis para todos

Além das questões ligadas à arquitetura, o Clube Curitibano mantém projetos como o Golfesperança, que ensina crianças com qualquer tipo de deficiência a praticar o esporte. Segundo a idealizadora do projeto, Rafaela de Aguirra Pilagallo, no início a intenção era apenas atender a pessoas com Síndrome de Down, mas interessados com outras deficiências foram chegando e o projeto se expandiu. Hoje atende cerca de vinte crianças, com diversas necessidades especiais, desde que o aluno passe por uma prévia avaliação feita pelos professores.

As aulas de golfe do Golfesperança, que em setembro completa dois anos, acontecem uma vez por semana, na Sede Barão do Serro Azul, com os professores Marcos Faria, profissional do clube, e Kiko Paula Soares. Com o apoio do Clube Curitibano e da Federação Paranaense e Catarinense de Golfe, o projeto cresce e auxilia cada vez mais pessoas. Para mais informações sobre o projeto, entre em contato pelo e-mail: contato@golfesperanca.com.br

Serviço
Projeto de acessibilidade
Local: no Clube Curitibano
Endereço: Avenida Getúlio Vargas, 2.857, Água Verde.
Informações: pelo telefone 3014-1932.

Nenhum comentário:

Postar um comentário