30/07/2010

Arlecchino no Curitibano

Dados: Neste sábado estréia a peça "Arlecchino", preparada pelos atores do Grupo de Teatro do Clube Curitibano (GTCC). Desde março, eles ensaiam esta adaptação da clássica comédia italiana de Carlo Goldoni, preparada pelo dramaturgo e diretor Enéas Lour. A história é sobre o personagem Arlecchino e suas aventuras servindo ao mesmo tempo dois patrões.
Para Lour, os atores do grupo estão bastante entrosados (entre eles e com ele diretor), e até o ajudaram a criar alguns dos diálogos da peça. Para ele, o fato dos atores ensaiarem juntos há alguns anos foi o que proporcionou ao grupo poder apresentar essa obra de difícil encenação, comenta.
O GTCC está formado desde 2005. Esta será a sexta montagem de espetáculos teatrais realizadas pelo Grupo. Em 2005, foi encenada a peça "O Corcunda de Notredame"; em 2006, a apresentação foi de "Os Alegres Fantasmas do Clube", em comemoração ao 124º aniversário de fundação do Curitibano; em 2008, foi a vez do espetáculo "O Gran Circo" e a peça infantil "Ara Areia"; e, no ano passado, em 2009, a encenação foi da peça "Bilhetes". Todas as peças apresentadas pelo GTCC são de autoria do diretor Enéas Lour.
Para este ano, contando com um elenco composto por 11 atores, três homens e oito mulheres, com idades entre 18 e 50 anos, a nova peça - "Arlecchino" - vai contar também com a participação especial de integrantes do Coral do Clube. O Diretor de Cultura do Curitibano, Sergio José Ferreira de Souza garante que "antes de ser criado o (GTCC), o Teatro Alcides Munhoz era raramente aproveitado".
Para Souza os sócios precisavam de um grupo de teatro para expressar sua criatividade e o Teatro Alcides Munhoz precisava ser aproveitado, foi uma questão de unir o útil ao agradável montar o Grupo relata o diretor de cultura. "É uma pena o teatro não ser maior para poder receber o público em geral", diz.
A nova montagem estará em cartaz, no Teatro Alcides Munhoz no Clube Curitibano, durante todo o mês de agosto, até o dia 29, com apresentações as sextas e sábados às 21 horas e aos domingos às 20 horas. O espetáculo é dirigido aos associados e aos convidados. A entrada é franca.

Ficha Técnica
Texto original de Carlo Goldoni
Livre adaptação: Enéas Lour
Direção e Cenários: Enéas Lour
Assistente de Direção: Eliane Berger
Iluminação: Beto Bruel

Sugestão de fontes:
diretor de cultura do Clube Dr. Sergio José Ferreira de Souza; a atriz Maria Helena Haro, que na peça interpreta o Arlecchino; o ator Carlos Valente, que na peça interpreta o Pantaleone; a coordenadora do grupo Ana Mary Fortes, que na peça interpreta Dona Lolobrígida Lombardi; e diretor e dramaturgo Enéas Lour.

Nenhum comentário:

Postar um comentário