25/07/2012

Planeta terá escassez de líderes até 2017, segundo pesquisa

Até 2017, 50% da força da liderança mundial estará se aposentando. Cerca de 52% desses líderes terão que adiar os planos. Eles não têm sucessores. Os dados são da pesquisa do Korn/Ferry Institute e foram apresentados pelo professor e especialista na área de Recursos Humanos Paulo Campos durante a palestra sobre Liderança no Setor Público nesta quarta-feira (25 de julho), último dia do 3º Congresso de Gestão Pública – Gestão Estratégica de Pessoas e Inteligência Pública, realizado no Estação Business School, em Curitiba, e organizado pela JML Consultoria e Eventos. Segundo Campos, a liderança só pode ser desenvolvida por meio de prática. Ele aponta que os líderes eficazes sabem quatro coisas simples: a única definição de liderança é alguém que possui seguidores e um líder eficaz é alguém cujos seguidores fazem as coisas certas e popularidade não é liderança, mas resultados. As outras duas informações que os líderes eficazes sabem que eles são bastante visíveis e servem de exemplo e a liderança não quer dizer posição, privilégios, títulos ou dinheiro, mas significa responsabilidade. Para Campos, os papéis da liderança são desenvolver pessoas, ajudando-as a se identificar e a ter entusiasmo no cumprimento dos objetivos e sempre mantendo o foco no futuro anunciado. Ele afirma também que eles devem ser agente de mudança, anunciando um futuro e conduzindo as pessoas para que façam esse futuro acontecer e, no que diz respeito à comunicação, coordenar pessoas e recursos na direção dos objetivos que farão com que o futuro aconteça. O 3º Congresso de Gestão Pública – Gestão Estratégica de Pessoas e Inteligência Pública reuniu 11 palestrantes nos três dias de eventos, que discutiram as novas tendências da gestão pública contemporânea, contratação pública e gestão de pessoas. Vários temas foram apresentados, entre eles, os novos paradigmas da gestão pública, inteligência pública, planejamento estratégico, eficiência e eficácia na gestão, liderança no setor público, gestão por competência, contratação pública e desafios éticos. Nesta quarta-feira, também ministraram palestra o professor e diretor geral do Departamento de Recursos Humanos da USP, Joel Souza Dutra e o professor de Direito Administrativo e analista de controle do Tribunal de Contas do Paraná, Luiz Bernardo Dias Costa.

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