13/05/2010

Festival mostra o melhor da dança de União da Vitória e região


A cidade recebeu a primeira etapa da Mostra Paranaense de Dança 2010 e supera a expectativa dos organizadores

O mês de maio contou com uma agenda intensa voltada a dança. A Associação de Bailarinos e Apoiadores do Balé Teatro Guaíra (ABABTG) e o Centro Cultural Teatro Guaíra, respectivamente produtor e co-produtor da Mostra Paranaense de Dança 2010, levaram para União da Vitória a primeira fase do projeto que percorre o Estado em busca de novos talentos. No último final de semana, entre os dias 7 e 9, a equipe da ABABTG deu início a programação com espetáculos do Balé Teatro Guaíra (BTG), oficinas de dança para a comunidade e mostra seletiva de grupos e escolas de dança da região.

Segundo Jorge Schneider, bailarino do BTG e presidente da ABABTG, a procura pelos espetáculos, participação nas oficinas e mostra seletiva tiveram um aumento expressivo em relação ao ano passado. “O evento no município foi ótimo, principalmente se considerarmos que a cidade encontra-se em uma situação extremamente crítica, em função das enchentes”, avaliou.

De acordo com dados da ABABTG, houve um aumento de 30% na participação na Mostra Seletiva e de 87% nas oficinas de dança. Nos espetáculos abertos, o aumento médio de público foi de 54%. O espetáculo didático do BTG, direcionado para entidades carentes e escolas públicas, reuniu aproximadamente 200 pessoas. Com a participação nas oficinas, condicionadas à doação de latas de leite pó, a ABABTG arrecadou 75 unidades que serão distribuídas pela Prefeitura local.

A realização da Mostra Paranaense de Dança 2010 conta com o patrocínio da Prefeitura de União da Vitória, Caixa Econômica Federal, SESC/PR e Galvão Locações.


Mostras Seletivas

A seletiva de dança de União da Vitória fechou em 191 o número de inscritos, com a participação de 11 grupos da cidade sede, Porto União, Paula Freitas e Mafra, que se apresentaram no Cine Teatro Luz. Os inscritos foram avaliados por uma banca julgadora formada por bailarinos do BTG, e os selecionados estão convidados para a Mostra Final, que acontecerá em setembro, em Curitiba.

Segundo Simone Bönisch, diretora da ABABTG, o objetivo do festival é a interação entre os artistas locais e os bailarinos do Balé do Teatro Guaíra. “Esta troca promove um significativo desenvolvimento artístico para ambos os lados. É uma oportunidade de divulgar o trabalho dos participantes, além de estimular a prática, o conhecimento e o respeito pela dança”, diz.

Grupos e coreografias selecionados para a Mostra Final

- Escola de Dança Art Dance – Nossas Princesinhas;

- Companhia de Dança Reverence – Super Heróis;

- Espaço de Dança Paula Freitas – Escarlate;

- Escola de Danças Futura Dance – Por Ele;

- Grupo Corpo & Dança – Folhas Secas;

- Garra Cia de Dança – Hip Hop Kids;

- Studio de Dança Estela Fernandes – Sol, Mar e Alegria!!!;

- Studio de Dança Maureen Rodrigues – Quebra de Protocolo;

- Grupo Folclórico Revivere da Terceira Idade – Camponesa Bela.


crédito fotográfico: Sérgio Vieira

Nenhum comentário:

Postar um comentário