14/08/2015

Dicas para uma boa apresentação no mundo corporativo

No mundo corporativo é comum que executivos passem meses trabalhando num projeto ou ideia para depois submetê-lo ao crivo do chefe ou do cliente numa apresentação de poucos minutos. Quem nunca passou a madrugada da véspera de uma apresentação revisando ou formatando slides num power point que, nem sempre, ficou aquilo tudo que se esperava? Ou, pior, o material não conseguiu causar o impacto que o projeto pedia porque foi feito às pressas e não traduziu nos textos e imagens a força que tinha a ideia. Maria Mion, diretora executiva da Pipoca Moderna, empresa curitibana especializada em apresentações, diz que boas ideias “estouram” com uma boa apresentação. Porém, é imprescindível cuidar dos detalhes que fazem isso acontecer. É preciso dedicar tempo para cada uma das fases da preparação e seguir alguns critérios quanto à forma de apresentação. “É muito diferente preparar uma apresentação que será feita pessoalmente, de uma que será enviada por email”, exemplifica. Maria lembra que é fundamental saber quem será seu público, qual seu nível de conhecimento sobre o tema, quanto tempo o apresentador terá e, principalmente, saber qual é o propósito da sua apresentação. Segundo ela, o planejamento do conteúdo é essencial e a ele deve ser dedicado 40% do tempo da preparação da apresentação. Os outros 60% devem ser divididos entre a montagem dos slides e o ensaio. O roteirista da Pipoca Eduardo Brunetto sugere que a apresentação seja dividida em quatro partes: introdução do tema, criação de um conflito, desenvolvimento e conclusão. E, ao longo destes momentos, o apresentador deve ter claro quando trazer ao público sua solução e criar o clímax da apresentação. O designer Rodrigo Ventura, sócio da Pipoca Moderna, explica que texto, imagens e cores devem seguir um padrão durante todos os slides, dando harmonia e conectividade a apresentação. E as informações colocadas nas telas devem ser alinhadas priorizando a visibilidade do público. Ou seja: menos é mais. Outra dica é fugir de analogias visuais óbvias. Rodrigo ressalta, ainda, a importância da contextualizar as imagens usadas com a realidade. “A maioria dos bancos de imagens é de outros países e, muitas vezes, as imagens que encontramos são de realidades muito diferentes da nossa”, alerta. Há cinco anos em Curitiba, a Pipoca Moderna (www.pipocamoderna.com) produz apresentações para empresas e profissionais. A Pipoca também promove o treinamento Cafeína que ensina metodologia, técnicas e traz dicas para apresentações. DICAS: 1) Antes de abrir a ferramenta (Power Point, Key Note, Prezi ou qualquer outro programa de apresentações), estruture sua apresentação no papel. 2) Escreva o roteiro pensando em como estabelecer um conflito e uma solução. 3) Ensaie a apresentação com amigos ou colegas de trabalho para ter um feedback do seu conteúdo. 4) Escolha uma paleta de cores e use-a durante toda apresentação. 5) Procure imagens criativas e contextualizadas 6) Fuja do óbvio – para isso reserve tempo para pesquisar

Nenhum comentário:

Postar um comentário